Ínicio  >  Notícias  >  Notícia

Acupuntura pode ser eficaz contra dor e fadiga associadas à Fibromialgia

  • 24 de abril de 2018
Acupuntura pode ser eficaz contra dor e fadiga associadas à Fibromialgia

Fonte: Portal Terra

Acupuntura para fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome que provoca dores por todo o corpo, por longos períodos. É também associada a depressão, insônia e fadiga, sendo uma doença de difícil tratamento.



Estima-se que cerca de 2% a 3% dos brasileiros sofram da condição no país e, desses casos, 80% a 90% são mulheres com idade entre 30 e 50 anos. Embora não tenha cura, os sintomas podem ser melhorados com medicamentos e exercícios.

Um novo estudo publicado na revista científica Pain Medicine encontrou que sessões de acupuntura podem ajudar em alguns dos sintomas da fibromialgia.

O estudo incluiu 30 mulheres adultas com fibromialgia e níveis de dor moderada a grave.

Os pesquisadores designaram, de forma aleatória, as participantes do estudo para 20 tratamentos de acupuntura ou para grupos de terapia durante um período de 10 semanas.

O grupo de acupuntura recebeu sessões de 40 minutos, duas vezes por semana, de tratamento. A maioria das participantes (78%) relatou ter sintomas de fibromialgia há mais de 10 anos.

Ao final do tratamento e do acompanhamento de 4 semanas, as pacientes que participaram da instrução coletiva não apresentaram melhora nos sintomas de fibromialgia ou fadiga.

O tratamento com acupuntura resultou numa melhora clínica e estatisticamente significativa da dor e fadiga. Além disso, as participantes que não receberam o tratamento apresentaram agravamento da fadiga, enquanto os participantes que receberam acupuntura relataram melhora ao final do tratamento.

Nenhuma eventualidade adversa grave ocorreu em nenhum dos grupos.

De acordo com o Dr. Marcus Yu Bin Pai, médico especialista em acupuntura, “o estudo apresentou algumas evidências que a acupuntura pode ajudar no tratamento destas pacientes, ajudando inclusive a reduzir o uso de medicamentos crônicos. O estudo, porém, incluiu um pequeno número de pacientes. Há estudos maiores nos últimos anos que também demonstram uma eficácia da acupuntura no tratamento desta síndrome”.

Por causa do baixo risco da estratégia para efeitos adversos, os pesquisadores sugerem que a acupuntura “deve ser considerada como uma opção de tratamento para aqueles (com fibromialgia) cujos sintomas não são de outra forma controlados”.

Clique aqui e conheça os artigos exclusivos do blog DICAS DE FISIOTERAPIA




A sessão de notícias do Dicas de Fisioterapia visa ampliar a difusão de importantes materiais noticiosos que são publicados pelas mais diversas imprensas.

Não pretendemos levar nenhum credito com isso e a fonte está claramente identificada no início da página.

Se o autor se sentir ofendido por alguma notícia aqui publicada, por gentileza, entre em contato imediatamente pelo e-mail: [email protected]

O blog Dicas de Fisioterapia possui sua sessão de artigos exclusivos publicados regularmente, que podem ser acessados clicando aqui.

Fique a vontade para comentar abaixo, tirar dúvidas, sugerir etc.


Deixe um comentário

    Dicas de Fisioterapia.com
    | Menu >