Ínicio  >  Notícias  >  Notícia

Fisioterapia devolveu qualidade de vida a utente com artrite gotosa

  • 5 de abril de 2018
Fisioterapia devolveu qualidade de vida a utente com artrite gotosa

Fonte: A Verdade

Portugal – Em cinco semanas conseguiu-se recuperar grande parte da funcionalidade e diminuir significativamente a dor de Francisco Gil Mendes, professor do 1º ciclo.



“Tenho gota, o que vai dando alguns problemas de vez em quando, mas desta vez foi muito mais grave. Não conseguia movimentar-me. Tinha limitações a subir e descer escadas mas foi-se agravando ao ponto de não conseguir mexer o joelho, que ficou atrofiado”, explicou o utente acrescentando que “a dor era constante”.

Após ter consultado um médico ortopedista, ter feito um raio-x e ressonância magnética, aí se aferiu artrite gotosa ou gota (acumulação de ácido úrico nas articulações). Os níveis altos de ácido úrico são a principal causa de artrite crônica que desencadeia crises dolorosas e deformações articulares. O tratamento desta condição passa pela vertente medicamentosa e nutricional, mas também pela fisioterapia, que é uma mais-valia, quer na diminuição das crises, quer na duração das mesmas, pois trata os efeitos inflamatórios e evitando as deformidades.

Gil Mendes foi aconselhado pelo médico a fazer fisioterapia e a escolha da Fisio Feel foi imediata.



No final de dezembro de 2017, o utente recorreu aos serviços da clínica Fisio Feel movendo-se com auxílio de duas canadianas e com a marcha muito dificultada pela dor e flexo do joelho. Apresentava o joelho com muito edema (inchado), inflamado, muita dor, sem amplitude nos movimentos. Apenas pousava os dedos dos pés no chão, não estendia o joelho. Não conseguia fazer as suas atividades de vida diária e passava grande parte do seu tempo deitado, pois quando estava de pé a dor era constante.

Com a realização de tratamentos diários e intensivos os resultados foram imediatos. O utente já apresentava melhoras significativas, menos edema, diminuição da dor e marcha com menos claudicação. Às três semanas passou a mover-se apenas com uma canadiana, e às cinco semanas de tratamento o utente deixou de utilizar canadianas e já conseguia realizar as suas atividades de vida diária praticamente sem dificuldade.



Atualmente, a realizar tratamentos de manutenção (com menor regularidade), apresenta uma marcha correta e sem dor, faz uma vida perfeitamente normal sem quaisquer limitações na sua atividade profissional e social.

“Quando cá cheguei estava num estado mesmo muito mau e, por isso, ainda tenho de continuar a fazer fisioterapia. Mas agora já não preciso das canadianas. Estou muito melhor”, afirmou Gil Mendes.

Fruto da satisfação retirada da sua experiência pessoal na Fisio Feel, Gil Mendes diz recomendar a Clínica.

Clique aqui e conheça os artigos exclusivos do blog DICAS DE FISIOTERAPIA




A sessão de notícias do Dicas de Fisioterapia visa ampliar a difusão de importantes materiais noticiosos que são publicados pelas mais diversas imprensas.

Não pretendemos levar nenhum credito com isso e a fonte está claramente identificada no início da página.

Se o autor se sentir ofendido por alguma notícia aqui publicada, por gentileza, entre em contato imediatamente pelo e-mail: [email protected]

O blog Dicas de Fisioterapia possui sua sessão de artigos exclusivos publicados regularmente, que podem ser acessados clicando aqui.

Fique a vontade para comentar abaixo, tirar dúvidas, sugerir etc.


Deixe um comentário

    Dicas de Fisioterapia.com
    | Menu >