Ínicio  >  Notícias  >  Notícia

Fisioterapia oncológica melhora a qualidade de vida de pacientes com câncer

  • 29 de março de 2018

Fonte: Portal do Holanda | Foto: Reprodução

Fundado há 25 anos, o Serviço de Fisioterapia da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), tem se mostrado essencial na reabilitação de pacientes oncológicos, em especial, às mulheres em tratamento contra o câncer de mama, submetidas a procedimentos cirúrgicos de alta complexidade, como as mastectomias (retirada parcial ou total das mamas).

Clique aqui e conheça os artigos exclusivos do blog DICAS DE FISIOTERAPIA

Um dos pontos positivos do tratamento está relacionado às partes respiratória e muscular – esta última, contribuindo com a promoção da amplitude de movimentos. O pós-operatório de mastectomia (cirurgia para a retirada parcial ou total das mamas) é marcado pela limitação dos movimentos nos braços e o encurtamento de musculatura. Nesse caso, a fisioterapia auxilia na reabilitação, proporcionando ganhos na movimentação e prevenção de aderências e disfunções.

A fisioterapia utiliza como complemento, aparelhos de ultrassom, equipamentos a laser e, ainda, eletroestimulação, que trabalham a analgesia, prevenindo as dores inerentes às terapias contra o câncer e ajudando no relaxamento muscular e respiratório.

Clique aqui e Leia também: ‘Fisioterapia na Saúde da Mulher’, artigo exclusivo do blog DICAS DE FISIOTERAPIA




A sessão de notícias do Dicas de Fisioterapia visa ampliar a difusão de importantes materiais noticiosos que são publicados pelas mais diversas imprensas.

Não pretendemos levar nenhum credito com isso e a fonte está claramente identificada no início da página.

Se o autor se sentir ofendido por alguma notícia aqui publicada, por gentileza, entre em contato imediatamente pelo e-mail: contat[email protected]

O blog Dicas de Fisioterapia possui sua sessão de artigos exclusivos publicados regularmente, que podem ser acessados clicando aqui.

Estamos em processo de construção e ampliação do blog. Comente abaixo, tire dúvidas, sugira etc.


Deixe um comentário

    Dicas de Fisioterapia.com
    | Menu >