Ínicio  >  Notícias  >  Notícia

UFSCar oferece especialização em Fisioterapia Neurofuncional

• 2 de abril de 2018
UFSCar oferece especialização em Fisioterapia Neurofuncional

Fonte: FAI-UFSCAR (Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos)

O papel da fisioterapia no tratamento de doenças neurológicas: um desafio gratificante

Fisioterapeutas com especialização neurofuncional têm como missão algo belo e importante para pessoas com doenças neurológicas: a reinserção do paciente em rotinas de uma vida normal. O trabalho desses profissionais envolve situações delicadas e tratamentos de longa duração, mas resultados surpreendentemente positivos e que trazem maior independência ao paciente alavancam a procura por essa área do conhecimento.

Parkinson, Esclerose Múltipla ou derrame cerebral são exemplos de doenças originadas no sistema nervoso. Lidar com esses casos faz do comportamento comunicativo e humanizado uma importante competência ao profissional dessa área, uma vez que os avanços do tratamento podem ser lentos e o incentivo à continuidade do mesmo é quase sempre necessário. “É essencial que o fisioterapeuta trabalhe a comunicação na equipe multiprofissional numa atitude humanizada e integrada”, afirma Anna Carolyna Lepesteur Gianlorenço, docente do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A professora também comenta que o envelhecimento da população junto ao crescimento de doenças crônicas como a obesidade, diabetes ou hipertensão provocam o aumento de doenças neurológicas. Dessa forma, o campo de atuação de um fisioterapeuta neurofuncional tende a crescer, assim como a busca por profissionais da área.

Clique aqui e conheça os artigos exclusivos do blog DICAS DE FISIOTERAPIA

Curso de especialização em Fisioterapia Neurofuncional

Nesse cenário, a UFSCar oferece um curso de especialização em Fisioterapia Neurofuncional para capacitar fisioterapeutas no tratamento de doenças neurológicas de forma completa, garantindo tanto a excelência acadêmica quanto a abordagem de competências sociais necessárias. A turma de 2018 tem início no dia primeiro de maio (01/05), e as inscrições são limitadas. Para saber mais informações, os interessados devem acessar o site www.neurofuncional2018.faiufscar.com, página na qual também pode ser feita a inscrição.

As inscrições estão abertas no site http://www.neurofuncional2018.faiufscar.com

Clique aqui e conheça os artigos exclusivos do blog DICAS DE FISIOTERAPIA

A sessão de notícias do Dicas de Fisioterapia visa ampliar a difusão de importantes materiais noticiosos que são publicados pelas mais diversas imprensas.

Não pretendemos levar nenhum credito com isso e a fonte está claramente identificada no início da página.

Se o autor se sentir ofendido por alguma notícia aqui publicada, por gentileza, entre em contato imediatamente pelo e-mail: [email protected]

O blog Dicas de Fisioterapia possui sua sessão de artigos exclusivos publicados regularmente, que podem ser acessados clicando aqui.

Estamos em processo de construção e ampliação do blog. Comente abaixo, tire dúvidas, sugira etc.